Como a Renderização 3D Revolucionou o Design de Interiores

Junte-se a mais de 2500 artistas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

O universo de Design de Interiores fez grandes avanços nos últimos 15 anos devido em grande parte aos avanços na tecnologia de renderização 3D. E isso tem facilitado a vida dos profissionais da área.

Até mesmo as reuniões se tornaram mais produtivas, alterações ficaram ainda mais ágeis e a interação em real-time tem permitido sonhar antes mesmo de ter o projeto construído.

Saiba como dos últimos 15 anos até os dias atuais a tecnologia de renderização 3D tem revolucionado o universo dos design de interiores.

Como a Renderização 3D Revolucionou o Design de Interiores

Não se atreva a chamá-los de decoradores…

Não há uma maneira mais rápida de obter um chique candelabro do início do século XIX jogado na sua cabeça, do que se referindo a um designer de interiores como apenas um decorador.

A profissão moderna de design progrediu nas últimas duas décadas, para ser exatamente isso: uma profissão.

Os designers de interiores são um grupo bem treinado e focado, oferecendo suas habilidades para elevar a arquitetura de um espaço a alturas incomparáveis. São mestres do cólon e padrão, estilo e iluminação.

Eles sabem o que funciona, quanto custa, e como as peças se juntam de uma maneira harmoniosa e sofisticadas – com soluções extremamente criativas. No que diz respeito aos designers de interiores, eles devem algum do seu sucesso às recentes melhorias na visualização de arquitetura 3D – ou mais conhecido como, Archviz – e nos softwares de renderização 3D.

Gostaria de saber mais sobre Archviz? Leitura recomendada: O que é Archviz & Qual o seu processo de criação? (Link Parceiro)

Surgimento

De muitas maneiras, o surgimento dessas ferramentas forçou a mão da comunidade de design, criando um campo de jogo que exige excelência para sobreviver.

Há 15 anos, as coisas eram muito diferentes. Uma reunião de cliente consistiria na revelação de diversas renderizações desenhadas à mão e coloridas do plano, para a composição interior.

As amostras de materiais foram examinadas e colocadas adjacentes uma a outra, para estabelecer uma paleta com a qual o designer e o cliente estavam felizes – um processo que qualquer um que tenha feito isso usará as palavras “trabalhoso” e “demorado” para descrever.

No final, todo o cliente realmente teve que continuar, era um palpite educado sobre o que o produto final seria e pareceria, colocando sua confiança e fé no designer para fazer seu trabalho e fazê-lo bem.

Agora, não sinta que estou sugerindo que haja algo de errado com essa abordagem – não existe. Você deve confiar em seus profissionais de design porque, se eles sugam o que eles fizeram, eles não teriam emprego.

O darwinismo vocacional no seu melhor, no entanto, a tecnologia informática adicionou um valor imenso à reunião cliente-designer que tirou grande parte da adivinhação.

Os clientes se tornam mais confortáveis, mais confiantes e conseqüentemente mais dispostos a sair do caminho e permitem que você faça seu trabalho.

BANG AND OLUFSEN – Albert Mizuno (V-ray for 3DS Max)

Renderizadores e sua importância

O software de renderização 3D, incluindo o V-Ray, o Maxwell e o Mental Ray, abrirão a comunicação e permitiu aos designers de interiores mostrar seus olhos para a organização material e espacial -mostrando claramente para mundo o que é possível.

As texturas, a iluminação, a profundidade de campo, os móveis, os pontos de venda, as vidraças – tudo o que você gostaria de ver na transformação limpa e nítida da sua antiga sala de estar, é apresentado com perfeita clareza.

E em pouco tempo, se utilizar uma renderfarm.

ARCA – RenderFarm

Para você que trabalha como design de interiores e/ou archviz e precisa de produtividade cada vez mais. Conheça a nossa renderfarm, onde trabalhamos de maneira simples, descomplicada e eficaz para que você não tenha surpresas na hora do render e não perca tempo.

Entre em contato com um dos nossos atendentes pelo chat ou através de outros canais de comunicação. Conheça clicando aqui.

Não gosta das cortinas de banana sobre a pia da cozinha?

Troque-os por cachos de uvas em um piscar de olhos. As mudanças podem ser vistas quase que instantaneamente, o que transforma uma reunião improdutiva de 6 horas em uma reunião produtiva de 1 hora. Principalmente se utilizar uma renderfarm, como a ARCA – Renderfarm, para produzir sua imagem em minutos.

Os designers de interiores são especialistas. Como engenheiros mecânicos, eletricistas ou subcontratados de concreto, eles têm uma base de conhecimento densa em um nicho muito específico.

Eles vão muito além de simplesmente ter bom gosto, porque o bom gosto o ganhará um pouco de pretensão. É preciso treinamento, prática e habilidades intensas para saber como criar algo digno de bom gosto.

Nunca antes os designers conseguiram mostrar essas habilidades específicas do que agora. Os clientes, em sua maior parte, têm um gosto decente e agora podem reconhecer isso melhor nos seus projetos, por causa das ferramentas fornecidas pelos softwares de renderização 3D.

E aqueles que não?

Melhor ainda. Você começa a mostrar-lhes o que é bom gosto, e eles vão te pagar por isso!

Você precisa trazer a vida o sonho que o seu cliente tem em mente.

Bibliotecas

Junto com todo esse ótimo software, as bibliotecas são fornecidas em móveis, texturas, encanamentos e luminárias, perfis de moldagem e tratamentos de vidraças para os designers de interiores escolherem sobre a marcha. Tendo essa riqueza de recursos na ponta dos dedos, os designers podem preencher rapidamente um ambiente 3D com cadeiras, mesas e luzes pendentes reais.

A combinação entre o profissional criativo e boas ferramentas de trabalho, cria-se trabalhos e soluções de excelência.

Nos últimos anos, até mesmo os fabricantes começaram a digitalizar todo o catálogo em modelos 3D para que possam ser facilmente representados pelos profissionais que os recomendariam. Kohler, Philips Lighting e Duravit apenas para citar alguns… Forçou os designers a serem mais engenhosos, como resultado, expandindo sua base de produtos para oferecer aos clientes mais opções e a um ritmo mais rápido.

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades

Como a Renderização 3D Revolucionou o Design de Interiores | ARCA - RenderFarmTudo isso é bom, mas com grandes poderes do design, vêm grandes responsabilidades – algo que o Homem-Aranha nos ensinou.

Os avanços na tecnologia podem, em alguns casos, fazer com que os designers se tornem preguiçosos.

Eles sucumbem à muleta que uma nova imagem de design brilhante pode fornecer sem colocar o trabalho para chegar lá do ponto de vista do design.

Eventualmente, é claro, se você é bom em seu trabalho, os resultados finais falarão por si mesmos, mas a nova era do software trouxe consigo uma parcela justa de postagens e fraudes.

Se você está procurando contratar um profissional de design, certifique-se de que o mesmo tenha trabalhos concluídos e experiência comprovada – para que possa garantir o resultado esperado.

O que o futuro nos reserva?

Não há como dizer onde os próximos 15 anos levarão o universo do design de interiores, mas se os últimos 15 são de alguma forma uma ótima indicação de onde podemos chegar. O futuro nos reserva bons frutos.

Só se pode esperar que eles comecem a conquistar o respeito de outros campos de design especializados. Qualquer arquiteto inteligente irá dizer-lhe que um bom designer de interiores vale o peso em ouro. Eles podem elevar um bom design para algo grande. E um ótimo design para uma obra prima!!

Graças aos avanços no software de renderização 3D, as pessoas finalmente estão chegando aos seus sentidos.

Então, da próxima vez que você encontrar um designer de interiores: sorria, assente e não dê nada além de sua apreciação desenfreada.

E o que quer que você faça … nem pense em chamá-los de “decoradores”!

Gostou do Artigo? Compartilhe com os seus amigos no Facebook!

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on pinterest
Pinterest

25 Passos Definitivos Para Criar Apresentações Que Impressionam - Mesmo Se Você Não Tem Conhecimento em Renderização

Arquiteto, você pode e deve criar apresentações que impressionam, se quiser deixar de perder 31 clientes novos todos os meses para o seu concorrente.
CLIQUE AQUI

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo